sábado, 12 de novembro de 2011

Frutinhas


Chegou a hora de Carolina comer frutas.  Uma das coisas mais bacanas de ter um bebê é poder acompanhar a primeira vez de um ser humano nas coisas mais simples.  O primeiro espirro, a descoberta das mãos, a nova descoberta das mãos (sim, descobre uma e depois de dias decobre que tem outra igualzinha, viagem da porra), os pés (esses são juntos…), e por conta disso, eu estava louca para ver a reação da minha filhota ao experimentar pela primeira vez alguma coisa que não fosse peito ou mamadeira. 
O medico nos falou que tinhamos que começar com mamão, banana, maçã e pera, três dias para cada fruta, sem inventar muita coisa.  Cada dia Carolina deveria comer metade da fruta + um complemento de leite.  OK, parecia super simples e eu estava animadíssima.  Qual seria a reação de minha filha?  Ela ia gostar de tudo ou ia odiar mamão como a mãe?  Será que ela ia conseguir engolir tranquilamente algo sólido?!?!?!  Preparei a máquina e peguei o potinho e colher colorida.  Não sei porque cargas d’água eu começei com o mamão.  Acho que pela pressão que o mamão tem em ajudar as pessoas a se aliviar, pensei que seria legal ter essa ajuda em momentos críticos…. Então lá fui eu amassar o mamão como se fosse a coisa mais fácil desse mundo.  Começou a escorrer caldo de mamão por todo o lado e o mamão começou a sambar no pratinho.  Fiquei desesperada em estar desperdiçando o mamão e depois não conseguir medir se minha filha tinha comido o suficiente ou não.  Depois de 40 minutos amassando o mamão que ficou ok (pelo menos eu pensei que estava legal, mas quando guilherme viu, me esculhambou), sentei em frente a Carolina para iniciar a brincadeira.  Na primeira colherada, ela olhou estranho, fez careta e engoliu…. Sucesso, pensei.  Até ela colocar tudo para fora.  Ok, deve ser assim mesmo.  Lá se foi a segunda colherada… e.  ela dessa vez botou para fora o mamão e o leite que tinha tomado 3h antes.  PQP, agora deu merda. Se uma criança vomitou alguma coisa é porque não gostou não é?  Como eu ia insistir no mamão depois dela ter passado mal?  Era sacanagem com a pequena. Acabei dando a mamadeira de leite e pensei nos proximos passos.... só consegui pensar no facebook: com certeza alguem la dentro ia me ajudar. 15 minutos depois de postar minha frustada experiência com o mamão, recebi mais de 10 comentários de amigas dizendo que era normal isso ter acontecido, e que eu tinha que tentar com a banana primeiro que era mais docinha (essa vida online realmente é fantástica).  Dito e certo.  No dia seguinte, tentei com a banana e apesar das caretas e cuspes, Carolina comeu tudinho.  Me senti feliz da vida.  Minha filha tinha finalmente introduzido um elemento novo na sua vidinha, how cool is that?!?!?  Depois da banana, vieram as peras e as maçãs, cada qual no seu dia certinho. Depois dos testes, minha filha já possui uma rotina que inclui frutinhas diariamente e já fica nervosa quando a gente demora com a colher.  Eu agora estou ansiosissima para que ela experimente outras comidinhas. Como será com a papinha salgada?  
Agora a pergunta que não quer calar: e o mamão?!!?  Eu não sou besta nem nada, então fui dando as frutas de forma estratégica para que a vez do mamão ficasse para as professoras do berçário!!! Eu que não ia tentar dar essa fruta de novo e ver minha filha vomitando.  Não era só o vomito que me incomodava mas o mamão nunca foi meu amigo.  O cheiro, a testura, o gosto..  nunca gostei desse negócio. No dia seguinte da escolinha, recebo uma cartinha da professora com somente uma frase:  Carolina não gostou do mamão.
He – He – He.  Tal mãe, tal filha.

Um comentário:

  1. Mais adiante, quando começar a misturar, vc. mistura mamão com banana, bem aos poucos. Mamão não se machuca de garfo, vai raspando com a colher, que vira papa, escolha um papaia bem maduro. Outra coisa, antes de dar qualquer fruta,prove antes pra ver se tá docinha.
    Bjs, adoraria ver tudo isto de perto.

    ResponderExcluir