quinta-feira, 26 de maio de 2011

Quem disse que amamentar é divino??

Com certeza foi um homem.  Peito rachado, noites em claro, leite saindo a qualquer minuto.... para mim divino tem outro significado!!  Não estou aqui reclamando de amamentar minha filhota, mas quero deixar claro que não tem nada de divino.  Tá na moda falar de amamentação e seus benefícios.  Achei que era uma coisa de agora, mas de acordo com minha mãe, esse estado de espírito já vem rolando faz tempo...  Qualquer revista que você leia, tem sempre um comentário de alguma famosa falando o quanto sente falta da amamentação e o quanto este foi o periodo mais feliz da vida dela... Essa galera só pode ter uma equipe de 542 enfermeiras que fazem todo o trabalho para elas e a única responsabilidade  é colocar o peito para fora, certeza. E se não tiver leite, deve ter alguma pessoa que aperta, até que saia. Por último, uma das enfermeiras deve ser também ama-de-leite, só por precaução. Assim fica tudo lindo.
No domingo eu finalmente comecei a ter leite. Com isso, a quantidade que meu bebê precisa para se sentir alimentada mudou, assim como seus horários de comer e dormir.  Eu sei que ainda é cedo para tirar conclusões, afinal ela completa hoje 1 semana de vida, mas já consigo expressar uma pequena opinião a respeito desta tão famosa fase. 
Amamentar é uma entrega total.  É a prova clara do tão chamado amor de mãe incondicional.  As pessoas pensam que assim que o bebê nasce, você automaticamente passa a amar aquela coisinha miúda mais do que tudo.  Pode até ser, mas você só se dar conta disso quando você não aguenta mais ficar de olho aberto e mesmo assim permanece acordada só para alimentar sua filha.  Quando seu peito está doendo, mas mesmo assim desistir nunca foi uma opção.  É quando você não quer colocá-la no berço só para te-la nos seus braços mais um pouquinho (e mandar a todos que dizem: "ela vai se acostumar com o colo", para o inferno!!!).  Agora, é f.  Meu neném passa a madrugada acordada, mamando de 10 em 10 minutos.  Mama e dorme, mama e dorme.  Só que dorme mais 10 minutos e acorda de novo.  Ainda não consigo identificar se ela realmente tem fome de 10 em 10 minutos (até porque no inicio de cada mamada, ela mama 20 a 25 minutos seguidos, depois começa o pinga pinga) ou se depois de um tempo é só manha mesmo.  Ou seja, nada de descanso.  Quando chega a manhã, ela começa a cansar e ai começa a tentar dormir.  Entendam: tentar dormir não siginifica dormir imediatamente.  Nessa hora, agradeço a Deus por ter minha mãe aqui.  Parece super homem: quando eu penso que não vou aguentar mais ficar, no mesmo segundo ela aparece e fala a seguinte frase: Vá descansar minha filha, que eu coloco ela para dormir!!  Bença mãe!!!  A situação estava tão crítica que hoje eu dormir até 14h seguidamente, acordando das 10h as 11h30 para dar de mamar e voltando a dormir.  Neste intervalo, eu não conseguia saber nem meu nome direito.  Acho que essa é a principal ajuda que uma nova mãe precisa: alguém que olhe pelo seu bebê quando você descansa um pouquinho, o resto dá para tirar de letra.  Hoje já dei a real para minha mãe: ela só vai embora quando a neném estiver com o horário estabelecido :) Na madrugada, optei por não acordar ninguém e cuidar da neném sozinha, assim, durante o dia quando eu precisar descansar, todo mundo está 100% - quase trabalho em escala.  Alias, muitas coisas da maternidade parece mesmo como um grande processo, dá para fazer várias metáforas, mas isso dá para ser em outro post.  Meu peito também está melhor.  Minha santa médica me deu de presente umas conchas para evitar o atrito do mamilo com a roupa, além de armazenar leite quando necessário, que foi uma mão na roda....  o próprio leite hidrata o mamilo, evitando que rache.  Fantastico. 
Bem, vamos ver como as coisas andam daqui para frente.  Dizem que é somente no primeiro mês essa locura, o que siginifca que só faltam 03 semaninhas.....

PS: escrevi este post ontem, dia 26.05 e só de sacanagem, minha nenem essa noite dormiu tranquilamente, acordando somente uma vez para mamar. GRAÇAS A DEUS. Também, eu e meu santo maridinho tivemos uma grande sacada: banho às 22h.  Ligamos o aquecedor no banheiro e pronto.  A criança parecia que estava em uma banheira de hidromassagem e logo em seguida em um spa relaxante.  Nem para trocar a fralda ela fez escandalo.  Vamos ver se rola isso todo dia, ai serei uma nova mulher!!

4 comentários:

  1. Amiga, vai melhorar. Ainda tem umas semanas pela frente de peito rachado e dor, depois simplesmente passa, pode acreditar.

    O leite pode estar sendo pouco para ela mamar em um espaço tão curto de tempo. Insista que o nosso corpo, em teoria, se adapta à necessidade de cada bebê.

    Mas fique de olho. Se ela chorar muito, pode ser fome. Aí vale conversar com o pediatra e pedir ajuda.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Mari, seu blog eh otimo... estou me deliciando com os posts... Forca! A dificuldade do primeiro mes eh a unica unanimidade entre as mamaes, pois o resto cada uma tem uma receita, uma teoria...rsrs
    E eu que ainda sonho em ter gemeos?!!! Rsrs
    bjs em vc e na pequena...
    Dani (amiga de Ju)
    _

    ResponderExcluir
  3. Mamãe!!!!!!! Sensacional o seu blog...
    Quando eu tiver o meu baby já sei quem eu vou chamar para me ajudar.....=o)
    Saudades das duas...

    Bjaum

    ResponderExcluir
  4. Obrigada people. Acho que o problema estava comigo mesmo, demorei a entender a nenem, mas agora as coisas estao melhorando!!! Dani, gemeos deve ser loucura total, ai so com uma boa equipe de babas 24h por dia, e de quebra a tal ama-de-leite, hahahahahahaha
    Bjo

    ResponderExcluir