quinta-feira, 7 de julho de 2011

Etiqueta do Frio

Não tem frase melhor para definir o frio de São Paulo: ta frio pra c%&#lho. Desculpem o palavrão, mas não tem jeito, é isso mesmo.  Em três anos em Sampa, tenho certeza que nunca peguei um frio desse, minha filha realmente foi sorteada.  Tudo bem que ficar mais tempo em casa piora as coisas, mas a verdade é que nem o aquecedor está dando conta.   Eu tenho que assumir que eu não sei me comportar no frio, principalmente com uma criança recém  nascida.
Que frio!!
Quando eu ainda não era mãe, o frio era amenizado quando eu chegava no trabalho.  Eu me enchia de roupa (modéstia parte, adoro me arrumar no frio, acho que chiquerrimo) e no trabalho sempre tinha aquecedor, então não sentia tanto... 
Depois do nascimento de minha filha, o bicho está pegando de verde e amarelo.  Temos dois aquecedores em casa, e deixamos os dois ligados o dia e a noite toda no máximo, para que os quartos fiquem no mínimo habitáveis.  Fora isso, a neném vive com duas roupinhas, para esquentar.  Essa é a parte fácil de resolver, agora vamos para as dúvidas.  Como boa baiana, tem coisas que eu não sei sobre o frio... Por exemplo, até que ponto um banho quente ajuda ou prejudica? Ou, sair de casa é realmente um vilão?  Posso ou não posso circular pela casa, saindo e entrando dos cômodos quentes?  E o pior, como é esse comportamento com um recém nascido???  Se eu for seguir a linha radical, nada pode com um recém nascido.  Mas me recuso a aceitar isso....  Se fosse, assim, crianças que nascessem em dezembro em Paris, não sobreviveriam na primeira visita ao medico.  Então, qual é meu limite?? O que posso e não posso fazer com minha filha neste inverno?
A pequena Buda no balde
Ontem a temperatura deu uma amenizada (19oC) e fui fazer compras com ela.  Tive que levá-la porque a casa estava sem comida e a empregada já havia saído.  Ela foi no bebê conforto toda coberta e dormiu quase o percurso todo.  Até aí, tudo bem. Voltei para casa feliz da vida por ter saído com ela. A noite, por conta do frio, demos banho de balde nela dentro do quarto com aquecedor no máximo.  Só para explicar aos leigos, o banho de balde é sempre mais rápido e mais relaxante do que na banheira, porém em termos de limpeza, é pior do que na banheira, por isso, só damos de vez em quando.  Ela AMA o balde (alias, todo bebê gosta...).  Fica relaxadona, sentadinha, parecendo o pequeno Buda na aguinha quente.... Porém, ontem de noite, depois do banho, ela ficou toda entupida (ela já estava, como já havia postado, mas acho que ontem ela estava piorzinha).  Fiz nebulização e enchi de soro fisiológico, mas mesmo assim ela demorou para dormir… Não sei se ela demorou para dormir por conta do nariz ou por gases (ela está reclamando disso também), mas a verdade é que me preocupei se ela estava assim por minha causa (não os gases, porque o pediatra já me mandou relaxar, porque nem sempre eles tem a ver com a minha alimentação.... já que eu to me comportando direitinho).  Será que eu estou fazendo alguma coisa errada???  Fui ao cinema e ao mercado feliz da vida achando que estava progredindo, mas agora questiono se isso prejudicou minha pequena.  O mesmo vale para o banho...  Será que o balde não é uma boa escolha?  Ou será que o percurso banheiro – quarto (porta a porta)  também não estava fazendo bem a ela??  Meu Deus, com as minhas paranóias minha filha vai ficar o inverno inteiro imunda, trancada no quarto sem tomar banho!!!  J   Brincadeiras a parte, saber o que é certo e o que é errado com um bebê, no frio, é muito difícil.  A vontade que dá é pegar o primeiro vôo para Salvador e morrer de calor por lá.  Pelo menos vou ter certeza que um bom banho e uma boa circulada pela pracinha vai fazer bem ao neném.  
Até lá, cada dia é uma novidade, vou analisando tudo aos poucos.  Verdade que estou um pouco traumatizada e acho que não vou sair de casa por uns dias, mas no final de semana acho que já vou arriscar mais uma sessão de cinema.  Meu marido disse que tudo bem sair, contanto que seja para entrar – sair em algum lugar, sem circular pela rua... então acho que um cinema no shopping se aplica.  Já outros programas, vou ter que analisar caso a caso, e ter um pouco mais de paciência para esperar o frio passar e poder curtir minha filha pela cidade.
Digo e repito: meninas, não tenham filho no inverno em São Paulo.  Vão para o Nordeste que é muito mais legal!!!

3 comentários:

  1. Mari, nem se preocupe, todas as mães de primeira viagem passam por isso. Tudo é duvida, o certo é que todas querem acertar e fazem tudo pra isso.Portanto relax, no fim da tudo certo.
    saudades, bjs, dinda

    ResponderExcluir
  2. Maricota, relaxe e vai tentando, arriscando. Eu diria pra vc esquecer isso de ficar trancada no aquecedor com ela. Vejo direto bebës enrolados até em cobertor na rua. A Lulu tinha um "pacote" em que ela ficava enfiada dentro, saia pra todo lugar assim.
    Aos poucos vc perde o medo ao ver que o nen[em, apesar de parecer, nao e táo fragil assim. :c)
    Beijoca, Bia

    ResponderExcluir
  3. e os bebes eskimos!! pense neles brrrr

    ResponderExcluir