sábado, 9 de julho de 2011

Padrinhos e Madrinhas

Hoje oficializamos os dindos de minha filha.  Oficializamos quer dizer que comunicamos aos dois da responsabilidade para com o bebê.  Sim, porque ser dindo e dinda é uma grande desafio, ao meu ver.  Sempre tive clareza que padrinho e madrinha são os pais postiços de uma criança.  São aquelas pessoas que passam a ter uma responsabilidade, juntamente com os pais, na educação e crescimento do novo bebê, e que se algum dia precisar, assumirão o lugar do pais servindo de referência para o desenvolvimento do filhote.Quero deixar claro que para mim, padrinho e madrinha nada tem a ver com agradecimento.  Acho o fim você ter como padrinho uma pessoa que você nem conhece direito, só porque seus pais em algum momento ficaram com uma dívida.  Sacanagem.  Você perde a chance de ter alguém legal como referência para servir de moeda de troca.  Acho que escolher os padrinhos está no mesmo grupo da escolha do nome: os pais tem que pensar direitinho, porque vai ser para a vida toda do seu filho.  Eu, Graças a Deus, tenho que agradecer aos meus pais pelos meus padrinhos.  Eles são a minha referência em vários aspectos, e participam de cada segundo da minha vida (mesmo que seja online agora que eu estou longe!!! ) É isso que eu quero para minha filhota. Eu, por outro lado, tenho uma afilhada.  Umazinha mas linda, que é minha prima caçula.  Quando minha tia (a tal minha dinda) ficou grávida dela, eu tinha dez anos e nem dei opção:  disse que ia ser a madrinha e pronto.  A gente foi crescendo e o batizado nunca rolou, o que deu tempo suficiente para que minha prima crescesse e se quisesse, pudesse escolher outra dinda. Afinal, na época, eu era uma criança que só conseguia pensar no bebezinho lindo e loiro que ela era, sem saber da responsabilidade por trás desse meu pedido.  Para a minha felicidade, ela nunca cogitou mudar, e mesmo sem batizado, ela minha chama de dinda sempre.  Ela é meu xodó... apesar de muitas vezes eu tratá-la como irmã mais nova (coitada, como ela veio depois, a minha tendência é enxergá-la sempre como um bebê, querendo controlar e saber aonde foi, com quem, etc, esquecendo que ela cresceu e deixando ela em paz!!!). Escolher os padrinhos de um filho é uma das tarefas mais difíceis para os novos pais.  Principalmente, se eles estão cercados de tanta gente bacana como nós.  Cada pessoa presente nas nossas vidas, tem seu papel especial e a lista de candidatos é imensa.  Mas, como diz uma grande amiga minha, não precisa ser padrinho ou madrinha para participar do dia a dia de minha filha....  ela está cercada de tanta gente boa, que não vão faltar tios e tias cheios de amor!
Outra coisa importante nessa historia são os agregados: leia-se marido e mulher dos padrinhos. Para mim é fato que a gente escolhe o combo.  Se A é casado com B e A é o padrinho, B passa a ser madrinha automaticamente e vice versa; afinal, os valores e princípios de uma pessoa não são construídos sozinhos, principalmente o valor de família.  Se você pensar como eu sobre o papel dos padrinhos, vai entender.  Se quer que eles sejam responsáveis pela criação de seu filho, eles precisam ter uma boa estrutura familiar para conseguir transmitir os valores corretos.  Então, os agregados são essenciais para garantir a coerência das coisas. 
Para finalizar este post, quero mandar um beijo para minha dinda e meu dindo que me acompanham por este blog, minha afilhada linda que estou morrendo de saudades,  e aos padrinhos da minha filhota, que com certeza foi a melhor escolha que poderíamos ter.
Beijo também aos padrinhos e madrinhas postiças, que não cansam de ligar para saber de minha filhota e sempre arranjam tempo de fazer uma visitinha!!! 

Um comentário:

  1. Mari, vc. sabe que é muito mais que afilhada, é filha mesmo, e sua filhota sem dúvida é neta. Concordo com tudo que vc. escreveu sobre padrinhos e ainda bem que vc. me pediu para ser minha comadre, além de já ser minha afilhada. Graças a Deus sempre tivemos esta relação de amor e cumplicidade incondicional.
    Beijos, saudade
    Dinda

    ResponderExcluir