domingo, 21 de agosto de 2011

Cachaça não é água não


Não aguento mais ficar sem beber.  #prontofalei.  São 9 meses bebendo só um copo de qualquer coisa ou uma cerveja sem álcool e 3 meses na secura total. 
Para vocês entenderem minha situação pensem no seguinte: Quando está um calor de matar, e você está fazendo churrasco para seus amigos no espaço gourmet da sua casa (vulgo laje), o que você tem vontade de tomar?????  CERVEJA.  Não há outra bebida que funcione se não uma cervejinha bem gelada.  Ou se você vai jantar com seu maridão em um restaurante italiano, qual é a bebida de combina?  VINHO.  Agora tente pensar nestes programas bebendo suco ou refrigerante.  Dá para fazer, mas não é a mesma coisa. Pronto, essa aí sou eu.
O frio voltou para São Paulo e com isso, a necessidade de esquentar o corpo também.  Quando minha filha nasceu e estava aquela friaca horrorosa dia após dia, meu marido e minha mãe tomavam uma taça de vinho todo dia.  E eu?  Água e suco de laranja.  Nem refrigerante eu tomava para minha filha não ter gases.  Depois que o pediatra disse que nem sempre era a minha alimentação que daria gases na pequena, eu resolvi beber refri de vez em quando, só para saciar algumas vontades (afinal, se era para ter gases, que fosse por uma boa causa).
Eu, grávida, bebendo cerveja sem álcool
Quando as pessoas falam em gravidez e ter filho, poucas delas falam destes pequenos detalhes do dia a dia.  Uma pessoa como eu, que meus eventos sociais SEMPRE incluem alguma coisa com álcool, tem que fazer um esforço gigante para sair com os amigos e pedir uma água (não sou alcoolatra, antes que pensem. Sou uma adulta normal do século XXI, que vive num periodo que os programas sociais incluem sair com os amigos para tomar uma, independente do local.  E não seja hipócrita: você também é assim).  Eu sei que ter filho significa abrir mão de muita coisa, e faço isso porque sei que vale a pena, mas seria muita cara de pau dizer que eu não sinto falta das minhas farras.  Principalmente quando eu saio sozinha com meu marido e ele pede uma longneck e eu uma H2OH.  Aliás, os maridos deviam ser solidários e ficar sem beber juntamente com a esposa, nesse periodo crítico (ha-ha-ha).
O periodo de amamentação é um periodo complicado.  Gostoso, mas complicado.  É verdade que tem aquela cumplicidade sua e do bebê, na qual só você, mas ninguém está envolvido, mas até agora, posso afirmar que amamentar é o pilar da entrega de uma mãe.  Você muda toda a sua rotina para poder se adequar aos horários, muda a alimentação para não prejudicar a qualidade do leite, muda, muda, muda…. No final, é tanta mudança que você acaba esquecendo de como era sua vida antes disso.  Outro dia liguei para meu irmão e ele tinha acabado de acordar, mais ou menos meio dia.  Nossa que inveja positive eu fiquei.  Quando eu lembro que eu vivia fazendo isso, passava o dia dormindo e acordando…vendo TV o dia todo com meu marido.  Agora, nada dura mais do que 3 horas, aconteça o que acontecer.  E mesmo quando minha filha dorme 7 horas seguidas, eu ainda acordo no meio da noite para ver se está tudo bem.  Afinal, mãe é mãe.  
Acho que a grande sacada para não surtar é você tentar ao máximo adaptar a sua rotina com a do bebê. (porque, sejamos sinceras, aquelas mães que dizem que acham tudo isso maravilhoso e que não se incomodam nem um pouco é porque não possuem vida própria #prontofaleidenovo) Quer comer aquela moqueca de mainha?  Come só um pouquinho para ter o gostinho…. Ou então substitui por uma boa carne de sol com pure de aipim.  Quer sair para jantar? Leva o neném e amamenta no restaurante;  Quer ver o filme?  Amamenta vendo o filme.  Quer dormir? Ai não tem jeito, espera o neném dormir. Ou então, espera um momento que seu marido está fazendo alguma coisa acordado e pede para ele dar uma olhadinha no bebê para você (lembre-se trabalho em equipe, sempre!!).  Agora, já aquele brinde.. só daqui a alguns meses!!!

3 comentários:

  1. Hahahahahh amiga, calma que isso passa.
    Mas posso dizer: a minha nutricionista e a pediatra de gabriel me deram o aval de beber (pouco) depois de uns 3 meses. Eis a técnica:
    O canal de eliminacao do alcool é sempre a urina. A nao ser que vc beba muito, vai pelo suor e muitíssimo, vai pelos vasos lacteos. Portanto dica 1: agua intercalando sempre o copo da bebida.
    Dica 2: tome uma logo que der de mamar. Eu tinha uma hora para beber e duas para emilinar! Rsrs entao tomava minha cervejinha ou vinho logo depois de gabriel mamar. E parava em tempo de fazer muito xixi.
    Dica 3: essa foi para o aniversario do marido: ahhh a gente queria beber e pronto. Entao eu reservei leite de uma mamada na mamadeira e comi agua. E na hora que eu deveria dar o peito, dei o leite da mamadeira, drenei o meu e joguei fora. Junto com a culpa.
    E sempre deu super certo!!! Gabi mamou ate os 8 meses e eu tomei uns pilequinhos de vez em quando!
    Vale tentar, viu?! A (pouca) vida social melhora muito!
    Aliás, quero ser convidada pro churras na laje! Heheheheh

    ResponderExcluir
  2. Mari, tô contigo e não abro...detesto essas mães que "não podem nada" por causa do bebê...não pode amamentar narua, não pode amamentar vendo tv, não pode, não pode.......caramba, você dá a luz e perde sua vida?????!!!
    Você está me ensinando que não!!!
    A cada dia que te vejo com Carol, sinto que posso sim, ser mãe (já estava beeeeem tendenciosa a ficar só pra titia rsrsrsr).
    E adorei a estratégia e dicas da sua amiga, Nanna!!! Tá anotadinho :-)
    Bjkas, Lari

    ResponderExcluir
  3. Nanna, como sempre, suas dicas sao fantasticas!! Laroca, que titia que nada, encha esse brasil de portuguinhas!! Bjo

    ResponderExcluir