quarta-feira, 31 de agosto de 2011

May the force be with you


Mari One Kenobi
Hoje resolvi fazer um post sobre uma reflexão que eu tive na madruga, então peço licença a todos por esta pequeno desvio no tema.
O bacana de você dar de mamar de madrugada sozinha com sua filhota é começar a refletir sobre coisas nunca antes pensadas, e ainda ficar surpresa com suas próprias conclusões.  Hoje de manhã quando contei ao meu marido sobre meus pensamentos, ele automaticamente disse que ia suspender as vitaminas que estou tomando porque estava  dando onda.  Vou deixar que vocês tirem suas próprias conclusões ok?!
Minha reflexão tem a ver com a saga StarWars. Eu conheci os filmes depois de velha, através do meu marido.  Como todo mundo, assisti primeiro os 3 últimos filmes (ganhei a trilogia de aniversário) e fiquei encantada com a saga de Luke, Princesa Lea, Han Solo (protagonistas dos filmes), e todos os robôs existentes.  Darth Vader me dava medo, e quando vi o making off (sempre achei que o melhor dos filmes é o making off) com o pessoal falando sobre os bastidores da cena do “luke, I am your father”, me arrepiei todinha. Depois de um tempo, assisti os outros três filmes, ou seja, os três primeiros, cronologicamente. E ai, tudo mudou… Para garantir, assisti de novo os 06 na sequência original, e fiquei pasma com uma nova realidade:  toda a história, de todos os filmes, se passa ao redor de Darth Vader.  Sim, a história de StarWars é a história do Darth Vader, ele é o protagonista de tudo, mesmo que a gente passe 3 filmes achando que ele é o vilão que quer levar todo mundo para o lado negro da força.  Desde que vi isso, passei a idolatrar George Lucas.  Meu Deus, que sacada!!!  Quantas vezes você analisa uma pessoa ou uma situação e depois que você desenrola toda a história, essa pessoa passa a ser uma protagonista ao invés de um coadjuvante???  Muitas vezes, você até menospreza alguém ou algo erroneamente, e depois se surpreende.  Grande filósofo George Lucas.  Será que a gente dá valor as pessoas corretamente?  Quem são os protagonistas e quem são os coadjuvantes das nossas vidas?  O que é ser protagonista da sua história?  Para mim, é ter a responsabilidade das escolhas.  É viver de acordo com as suas decisões, mesmo que as vezes elas te levem para o lado negro da força.  Sempre terão pessoas que te ajudarão a seguir pelo melhor caminho, assim como o famoso Mestre Yoda, mas a decisão vai caber sempre a você. E você vai ter que lidar com as consequências disso.  Para Darth Vader, foi o reencontro com os filhos seguido de morte, mas no fim ele salvou o império… isso é só filme….
Mudar este olhar muda suas atitudes eu acho.  Principalmente quando eu penso na educação da minha filha.  Seria muito mais fácil se eu conseguisse impor as minhas verdades e vontades… (tenham certeza que muitas vezes eu vou tentar, porque ninguém é de ferro).  Mas no fundo, no fundo, o papel dos pais tem que ser o de Obi One Kenobi, ou seja, de tutores e orientadores, para que a criança tenha sempre uma base sólida para tomar as decisões diárias da sua vida.  Que faça suas escolhas e assuma as responsabiliades sobre elas.  É claro que os pais precisam ter o bom senso de saber quando a criança começa a ter maturidade para conseguir distinguir o que é certo do errado (também não achem que eu surtei) o resto, vai depender dela…
Não estou dizendo que é fácil e tenho certeza que ainda vou ter altas brigas com Carolina tentando impor minhas vontades (assumo que tenho este defeito, adoro que seja feita a minha vontade), mas tomara que daqui para lá, a maturidade me dê mais tranquilidade, tolerância e paciência, sendo uma mãe melhor a cada dia!!!

Que a força esteja comigo e com vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário