quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia e Noite, Noite e Dia

Desde que o mundo é mundo, aprendemos que temos que descansar a noite para conseguir render alguma coisa durante o dia.  Nada como uma noite bem dormida, diziam os antigos....  Eu sempre fui fã de dormir.  Como diz um tio meu, nada melhor do que um vôo internacional – 12 horas hibernando....  adoro!!!!  Dormir cedo, acordar cedo, e ainda saber que tem mais tempo para dormir, tem sensação melhor do que essa...  Outra coisa típica minha é que sempre ODIEI que me acordassem.  Tem uma amiga minha que sempre diz: o seu mau humor quando acorda e simplesmente insuportável.  E é mesmo, mas só quando me acordam. Se eu acordo sozinha, sou simpaticíssima.   É obvio que tem um período das nossas vidas que voluntariamente a gente troca o dia pela noite.  Nesta fase, a sensação de voltar para casa com o dia amanhecendo também e fantástica, me sentia hiper poderosa em ir dormir de manha cedo (nessa fase, meus pais devem ter desenvolvido milhares de cabelos brancos!!).  Tinha fases, que eu nem dormia (acho que vem daí a idéia da minha amiga do meu mau humor)... a gente fazia farra até de madrugada e ia em seguida para a praia....  o corpo depois de um tempo pifa, mas dava para fazer isso uns dois dias seguidos..
Com a nova neném, você entra em outra fase.  Você perde noite, não voluntariamente, mas ao mesmo tempo, não acha de todo um absurdo, nem fica com um mau humor constante.  Eu ate que estou me saindo bem em dormir pouco e não ficar insuportável. Um dos meus maiores medos de filho era a frase: aproveita para dormir.  Como se aproveita para dormir?  Aproveita para arrumar as coisas, pintar o cabelo, arrumar o quartinho, mas dormir???  AVISO: não se consegue dormir antecipadamente, minha gente.  Simplesmente não dá.  Se desse, eu teria HORAS de sono acumulado, de tantos finais de semana que eu e meu marido ficávamos de bobeira na cama, mas não dá.  Dormiu, dormiu, se não dormiu, não dorme mais. 
Meu neném está passando a noite bem, na medida do possível.  Não está tendo crises de cólica (até agora...) e até esses dias, o principal problema que eu tinha eram as crises de gases na madrugada, que foram resolvidas pelo santo Luftal.  Agora estamos entrando em outra fase.  Ela esta dormindo melhor de dia do que de noite.  Ainda não descobri o porque, mas quando chega a noite, primeiramente ela fica acordadaça, e depois fica com tanto sono que não consegue mamar direito, então começa a chorar de fome.
 Olha que loucura:  ela está com fome e com sono, mas não consegue comer porque dorme, e não consegue dormir porque está com fome.  QUEM AGUENTA ISSO???  O neném só tem pouquíssimas tarefas na vida que entre elas estão comer e dormir, e em menos de um mês, minha filha já conseguiu bagunçar tudo!!!  Hoje de manhã minha mãe soltou uma pérola:  ela está descontrolada.  Adorei, uma criança com menos de um mês já está descontrolada, imagina daqui a um ano.  Coitada de mim!!  Brincadeiras a parte, descobri o porque disso tudo é um desafio constante.  O pediatra me recomendou que tirasse a neném do berço durante o dia, para que ela entendesse o que era dia e o que era noite, então a estou colocando no bebê conforto durante o dia.  O problema é que eu acho que ela está gostando mais do dia!!!!  Durante o dia, ela dorme e mama que é uma beleza.  Mas quando chega a madrugada (não é nem a noite, é na madrugada mesmo) começa o rema-rema.  Ontem eu e minha mãe ficamos acordadas das 2 as 5 direto, sendo que o bebe acordou de novo as 6h e as 8h. Eu e minha mãe porque ela está dormindo no quarto da neném (por escolha própria) e não tem muita opção a não ser acordar junto comigo.....  Quando eu finalmente tinha conseguido colocá-la para dormir as 8h, eis que escuto um barulho conhecido, incentivado pelo santo luftal....  Chega bate um desespero.  Depois de horas para conseguir colocar a criança para dormir, você tem que trocar a fralda.  Por alguns segundos, eu chego até a pensar em fingir que não ouvi nada... mas depois, é sacanagem deixar a criança toda suja.  Ninguém ia gostar de ficar cagada. Ai, é obvio que ela acorda e fica acesa... e lá vai a mamãe começar tudo de novo...   Alguém tem alguma teoria do porque????????

PS: Como de praxe, eu escrevi este post ontem a noite, e é só eu escrever, que a realidade muda.  Esta noite já fizemos alguns testes para saber o que poderia ser que a neném estava gostando tanto do dia.  A noite foi ótima porém como fizemos várias mudanças ainda não sei dizer qual é o babado.  Estamos experimentando, e em breve compartilharei com vocês nossa análise final.  Foto de minha pequena dormindo cheia de pose, amarradona.

2 comentários:

  1. Ah, que isso, ela está descontrolada! rs

    Mari você está se saindo uma ótima mãe!

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  2. Amiga eu amo acompanhar tudo por aqui.... So assim a distancia diminui um pouquinho!!! E estou adorando voce como mãe!! Muita saudade e da um beijo em todos.. em especial a minha sobrinha linda!!!!!!!! Beijos Pow

    ResponderExcluir