quinta-feira, 2 de junho de 2011

Vida a três

Como resultado da enquete (muito obrigada a vocês que participaram!!!), vou contar um pouquinho como está a nossa vida a três. 
Uma palavra define tudo: adaptação.  Adaptação de tudo e de todos. São tantas as mudanças que você se pega pensando com nostalgia nos tempos passados (mesmo que sejam somente a 15 dias atrás!!!!).
Antes do neném nascer, eu pelo menos, tinha tudo planejado como ia ser, o banho, as noites, os horários, etc, etc.  Dizia aos quatro ventos que, por exemplo, eu ia sempre dormir no meu quarto, e que não ia colocar a neném para dormir comigo, para não atrapalhar a vida do casal.  Isso mudou logo na primeira noite.  Com o frio que estava fazendo em São Paulo e com a minha insegurança de primeira viagem (sim, eu levantava o tempo todo para ver se ela estava respirando...), me mudei para o quarto dela.  Sair do meu quarto, atravessar o corredor gelado e chegar no quarto dela quentinho era muito martírio, sem contar que demorei para entender os novos sons da neném, então levantava o tempo todo para ver se estava tudo bem (até me acostumar com a babá eletrônica).  Outra coisa foi que optei por não envolver meu marido nas minhas empreitadas noturnas, uma vez que ele não saiu de férias e tem que levantar cedo para trabalhar.  É sacanagem, já que eu posso dormir depois e ele não.  Essa foi de cara uma grande mudança.  Nós dois sempre dormimos juntos, independente de qualquer coisa (até mesmo quando brigamos, não existe essa de "vou dormir no sofá".  Até existe, mas um dos dois sempre acaba cedendo e a parte do sofá volta para a cama no final das contas) e faz 15 dias que dormimos longe um do outro.  Por mais que seja por uma boa causa, faz uma diferença enorme. Fico com saudade constante de meu marido e tenho certeza que é por isso.
Outra grande mudança são as expectativas.  Estas são f%$da de lidar.  A mãe, quando entra na rotina do bebê muda completamente, como eu já havia dito.  Muda de humor, muda de aparência, muda de vida..... e fatalmente ela passa a esperar uma reação das pessoas que estão a sua volta, dentro desta nova realidade que ela está (reforço: que ELA está).  Desde que as pessoas tenham mais paciência com ela ou que entenda o mau humor (que não é obrigação de ninguém diga-se de passagem), a que deem uma atenção especial para a carência repentina que surgiu....  Por sua vez, o marido também tem as suas expectativas.  Seja chegar em casa do trabalho e encontrar a casa organizada, seja que a mãe esteja de bom humor para conversar após um longo dia de trabalho, ou simplesmente esteja um pouquinho perto de como ela era antigamente.  Lembre-se, a rotina dele, apesar de ter mudado, ficou o mais próximo do normal, enquanto a dela mudou completamente... é dificil conciliar isso...  Encontrar um equilibrio nisso tudo é um desafio constante!
Para TENTAR melhorar o cenário (vejam que eu disse tentar, ainda temos muito chão pela frente, afinal, nossa bebê ainda tem 15 dias), eu estou procurando tomar algumas providências, que podem ser simples, mas que para mim fazem um pouquinho de diferença (honestamente, eu nem sei se para ele faz, nunca perguntei... vai ficar surpreso quando ler o blog!!! Desculpa aí meu amor!):
  • Tomo banho todos os dias, lavando e secando o cabelo dia sim, dia não; ninguém merece uma mãe suja andando pela casa.... independente do marido, tomar banho faz bem minha gente, então, futuras mamães, tratem de sempre arranjar um tempinho para tomar banho.  Além de ser higiênico, é um momento seu, na qual você relaxa e cuida do seu corpo!
  • Independente do clima, troco de roupa quando acordo.  Não fico de pijama o dia todo, e evito estar com ele quando meu marido chega em casa.  Procuro estar o mais próximo de arrumada quando ele chega, para que ele veja a mulherzinha dele "arrumadinha", se não, quando eu voltar para minha cama (em breve, se deus quiser) ele não vai querer nem saber de mim (já basta o lance do leite, que é bizarro, mas este blog deve ter censura....)
  • Sempre que troco de roupa, coloco brincos de pérolas.  Esta é uma nóia minha.  Acho que fico bonita com meus singelos brincos de pérola e acho que faz toda a diferença na minha aparência, então sempre coloco.
  • Quando meu marido chega, tem alguns rituais com o bebê que faço questão de fazer com ele.  Para que seja o nosso momento a três e ele se sinta parte do nosso dia e não simplesmente um pai observador.  O banho é um exemplo disso, além de colocar para arrotar e ninar até dormir.  É lindo ver ele ninando a neném, tão pequenininha nos braços dele...
  • A noite, na hora de dormir, faço questão de dar um beijo de boa noite, como sempre fizemos antes dela nascer.  Também é bobo, mas para mim, virou nosso momento, uma forma de dizer que estou feliz com nossa vida e que está tudo bem (também quando estou retada, uso isso como artifício para demonstrar que estou puta da vida, retirando o beijinho de boa noite, mulher é fogo!!!!!!!!!!)
  • e sempre, sempre digo eu te amo.  Apesar do amor incondicional que eu tenho com meu neném, deixo claro que sinto o mesmo por ele, sempre.  Acho que ele não sente ciúmes nem nada, mas faço questão de externalizar. 
Agora, mulheres, analisem uma coisa: vocês viram o quanto de coisa se passa pela minha cabeça não é mesmo????  Eu tenho certeza, como dois mais dois são quatro, que os homens não entendem metade destas coisas, e que quando meu marido ler este blog ele vai se surpreender, porque para eles, a vida é muito mais simples!  Não tem esses milhões de questionamentos e inseguranças, para eles as coisas são tão claras, que eles não entendem como nós conseguimos complicar tanto.  Mas esta, infelizmente, é uma batalha que não tem nada a ver com a chegada de um novo neném, é eterna entre homem e mulher, e o meu papel aqui é deixar claro uma coisa: esta guerra continua amigas, com bebê, sem bebê, com sogra, sem sogra, com visita, sem visita.....  e vamo que vamo!!!

Tem tanta mudança que vou ter que escrever em partes.  A neném acordou depois de um periodo de hibernação de 04 horas e deve estar morrendo de fome (detalhe: só hibernou assim porque não dormiu a noite toda hoje!!!) Tenho que ir.

E a foto???  Qual coloco para ilustrar tudo isso???  Tinha dito no inicio que só ia postar fotos da neném, e que nenhum adulto ia aparecer no blog, mas devido a atual circunstância, acho que vale a pena colocar só umazinha.  Queridos leitores, aproveitem que é momento único.  Essa foto é a minha preferida por enquanto, e a primeira foto da nossa família. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário