sábado, 18 de junho de 2011

Sobrevivemos!!!

Minha neném e Lino, o coelho.
Hoje minha filhota completa um mês de vida.  Aêeeee... Parabéns pra você nessa data querida.  E é com orgulho que digo: sobrevivemos!!! Conseguimos passar esse mês bem, aprendendo uma com a outra, e posso dizer com segurança: que venham os próximos!!  Eu sei que muita coisa ainda virá por aí e que ainda passaremos alguns perrengues, mas eu, meu marido e minha pequena vamos enfrentar tudo juntos e tenho certeza que serão momentos maravilhosos!!!  Bem, em homenagem a este um mês, resolvi fazer uma listinha dos mitos e verdades sobre este período que chamaram a minha atenção neste tempo, tomando como base a minha experiência. Confiram!
  • A anestesia da cesárea dói:  MENTIRA.  No máximo incomoda um pouco (dá para sentir), mas não chega a doer.
  • Da para sentir a retirada do neném: VERDADE.  Da para sentir os cirurgiões mexerem na barriga, mas nada muito diferente das sensações dos chutes do neném.  Somente na hora da saída do neném que se sente uma pressãozinha, mas você já está tão ansiosa com a chegada do baby que nem se preocupa.
  • A recuperação da cesárea é insuportável: MENTIRA.  Minha recuperação foi tranquilissima.  O maior transtorno mesmo é ficar de molho, sem puder dirigir ou fazer exercicio.  
  • Amamentar é divino:  MENTIRA.  Já falei sobre isso antes.  No início, doe pra caramba, mas passando os primeiros 15 dias, tudo melhora.  Mesmo melhorando, não afirmo que é divino.  É um momento mágico, ver sua filhinha se alimentando de você, mas o peito continua doendo quando enche, o leite continua vazando sem aviso.... e coça horrores!!!!
  • Quando a neném nasce, você não tem mais tempo para nada:  VERDADE.  Pelo menos nas primeiras semanas, você fica a disposição da criança.  Você passa a ser única e exclusivamente fornecedora de peito.
  • Ao chegar em casa, a mãe passa por uma mini depressão, achando que não vai dar conta: MENTIRA E VERDADE.  Eu, particularmente não tive isso, mas já ouvi vários depoimentos de amigas e descobri que isso é muito comum, uma vez que ao chegar em casa, você passa a ter a responsabilidade total pelo aquele ser pequenininho e deve bater o desespero.
  • Durante o primeiro mês, o neném tem muita cólica: MENTIRA.  A partir da 3ª semana, o neném pode ter crises de cólicas sim, mas não é garantido.  Vai depender muito da sua alimentação, por exemplo.  Minha neném teve alguns momentos de cólica, mas até agora (estou batendo na madeira!!!) nada que a fizesse perder toda a noite chorando compulsivamente (dizem que é o que acontece nas crises...).
  • Cocô de neném que se alimenta exclusivamente de leite materno não fede: VERDADE.  Feder não fede, mas tem um cheiro característico que depois de um tempo você já consegue sentir antes mesmo de tirar a fralda. 
  • Só neném menino que faz xixi pra cima: MENTIRA.  Minha filha as vezes faz xixi parecendo que tem pinto.  Mãe natureza que explique isso.  Com esse frio então, é quase certeiro que ela vai fazer xixi durante a troca de fralda, e eu tenho que tomar o maior cuidado para não molhar a roupinha, porque a toalha fralda do trocador é praticamente descartável.
  • A orelha da neném pode ser furada assim que ela nasce: MENTIRA.  Essa é uma das mentiras que mais me deixou frustada.  Na minha época, a neném já saia da maternidade de brinco na orelha, porém hoje em dia nenhuma maternidade faz mais isso, e os pediatras só recomendam que fure após o segundo mês.  Sacanagem. Até lá, haja roupa rosa e lacinhos....
  • Assim que nasce, automaticamente você passa a sentir um amor incondicional pelo bebê: MENTIRA.  Assim que nasce, o bebê é um ser desconhecido como qualquer outro.  Não parece com ninguém a não ser com o tal “joelho”.  Alias uma dica: todo recém nascido é igual. Porém, quando você menos espera, você já se pega olhando para aquele ser pequenininho sem acreditar que é seu.....
Uma frase resume este um mês: estou simplesmente apaixonada pela minha filha!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Ih, amiga, a Luisa furou a orelha com dias de vida, uma enfermeira que vai em casa. Fura com o proprio brinco, esteriliza antes... Só me arrependi de não ter comprado pomada anestésica pra passar antes dela chegar e fazer mais efeito. Ela passou na hora só. A bichinha chorou e ficou meio emburrada o resto do dia, mas enfim, tá com o mesmo brinco até hj. Tiro e limpo de vez em quando, só.

    ResponderExcluir