quarta-feira, 29 de junho de 2011

DODÓI

Será que bate onda???
Minha neném está dodói.  Não é bem dodói, antes que os titios de plantão comecem a ficar desesperados... ela está gripadinha, entupida, por conta do maravilhoso tempo de São Paulo.  Antes de ficar grávida, eu conversava com uma grande amiga minha sobre este tempo e ela graciosamente me dizia que existiam meses certos para ter neném em São Paulo.  Na época morri de rir, porque de acordo com a teoria dela, sobravam 2 meses no ano para ter neném, caso o casal fosse ninja e conseguisse fecundar o tal óvulo no período correto.  Dentre os motivos, além do carnaval em Salvador e os signos favoritos, estava lá o frio em SP.  Ela dizia que ter que cuidar de recém nascido no frio era uma loucura, devido a quantidade de roupinhas e aos cuidados dobrados que se devia ter.  Ela estava coberta de razão.  Como o casal aqui não foi ninja nem programou a gravidez, minha neném resolveu nascer no iniciozinho do inverno.  E que inverno, diga-se de passagem.  A 3 anos que estou em SP e não lembro de ter passado um frio desse!
Quando ela nasceu, eu tentei me enganar dizendo para mim mesmo: é bom que ela já vai crescer acostumada com o frio e não será aquela criança catarrenta que vive em posto médico....   Tadinha dela e de mim:  com menos de dois meses já está precisando de nebulização (na minha terra chamamos assim, e não inalação como os paulistas).
Ela não está gripada propriamente dita, mas está fazendo inúmeros barulhos estranhos, principalmente antes de dormir que não eram normais (ela começou a roncar, relinchar – sim, relinchar, pigarrear, e tudo quanto for som possível de se fazer com o nariz, boca e garganta) – mas sem catarro escorrendo, graças a Deus.  Quando perguntei ao pediatra (detalhe:  eu já estava literalmente pronta para ir ao PA, para que ela fosse examinada), ele me disse que nem saisse de casa, que os sintomas eram super normais nessa época do ano, e que era só eu fazer nebulicação 3X por dia.  Simples assim.  Minha filha virou paulista, e eu descobri que também fiquei um pouquinho.  De uma hora para outra, fazer nebulicação se tornou algo simples e normal para mim, me deixando tranqüila tipo: ahhh só fazer nebulização....  eu nunca fiz nebulização em Salvador, nem me lembrava de ninguém conhecido que tivesse feito.
Que assim fosse.  Meu marido estava viajando ontem à noite e eu montei acampamento para minha filha dormir comigo no meu quarto.  Levei tudo: trocador, fraldas, água quente, hipoglós e o tal nebulizador.  Armei tudo para não precisar sair do quarto de noite, na madrugada mais fria do ano (sempre é a madrugada mais fria do ano, já perdeu até a graça.  Acho que as vezes eles fazem isso para aumentar a atenção dos telespectadores, afinal, quem é que está controlando para saber se é verdade ou não???  Todo mundo acredita e soooofre....). 
Fiquei preocupadíssima em ter que fazer nebulização nela sozinha.  Tinha certeza que ela não ia gostar... afinal a máscara era quase do tamanho do rostinho dela!!!  Na primeira vez, consegui aos trancos e barrancos ficar 5 minutos.  Toda feliz, perguntei ao pediatra quanto tempo era necessário ficar, só para garantir, e lá veio a resposta que eu não queria: 10 minutos.  F$%DA.  Como eu ia conseguir??  Até que me lembrei da velha amiga do post passado.  Foi só colocar o bubu que a criança ficou uma santa, quietinha, fazendo a inalação dela o tempo correto....  tão bonitinha que fiquei com remorso da minha preocupação.  Consegui até tirar uma foto, senhoras e senhores!!!
Passamos a noite mais fria do ano bem, eu e ela.  Fez muito frio de madrugada, e teve horas que o aquecedor não conseguia esquentar o quarto suficientemente, mas no final, todos se salvaram.  Já nesta noite, pude ver a diferença na respiração dela, além dela ter voltado a dormir 4h seguidas.  Amém!
Vamos ver como passamos este inverno.  Agora, mais do que nunca, estou em contagem regressiva para ir a Salvador.  Viva o sol, o calor, viva o ar condicionado que você regula na temperatura que quiser, viva o banho frio, viva a praia, a areia e a piscina!!!! D-32!!!!

3 comentários:

  1. Relaxe... Lembra quando fui com Lucas com 5 meses te visitar em SP? Na volta ele teve uma bronquilite, e desde entao eu e o nebulizador somos melhores amigos! Levei ate para Os E.U.A. ! Eh bom acostumar desde pequenininha ai qd tiver do tamanho de lucas ja segura a mascara sozinha, avisa quando acaba, eh fantastico!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Friend, só uma correção: Sua filha não virou paulista, ela É paulista! Durma com este barulho! :cD
    Sobre crises respiratórias, aqui tem o agravante da poluição e frio, mas acontece hj em dia em todo lugar. As duas piores crises de laringite da Luisa foram em Salvador e no Rio. Chegando no PS vc vê um montão de pequenos fazendo inalação, tadinhos. Coisas dos novos tempos mesmo.
    Beijocas pra vocês, quero ir aí!

    ResponderExcluir
  3. Mas a visita da tia Lari ajuda aquecer, né?? rsrsrsr ADOREI!!!!

    ResponderExcluir